Muitos, em algum momento na vida, talvez já tenham pensado: será que não existe algum software ou aplicativo para transformar fotos em 3D? Agora existe. O que antes parecia coisa de filme de ficção científica, acaba de ganhar forma (literalmente) através das mãos de pesquisadores de duas universidades britânicas, Nottingham e Kingston.
Eles criaram uma ferramenta capaz de fazer a modelagem 3D do rosto de uma pessoa utilizando apenas uma foto, ou seja, é capaz de transformar fotos em 3D. Isto é inédito, visto que os softwares que eram capazes de fazer isso sempre precisaram de diversas imagens da mesma pessoa capturadas a partir de ângulos diferentes.
Como o software faz para transformar fotos em 3D
Como é possível? A nova ferramenta utiliza apenas a “inteligência artificial” para criar uma forma 3D da pessoa que aparece na foto. De acordo com os inventores, “a constituição de rostos em 3D é um problema fundamental e de extrema dificuldade para o universo computacional”. Para conseguir chegar nos resultados que têm hoje, eles treinaram um software com milhares de fotografias simples em 2D de rostos, até que o programa conseguisse entender como extrapolar uma projeção 3D a partir de uma foto plana.
Todo o procedimento e o código do software está disponível para consulta em um artigo científico através deste link.
O software, no entanto, tem lá suas limitações. Só é possível, por exemplo, fazer o upload de fotos JPG ou JPEG. Em alguns testes que fizemos percebemos que fotografias de pessoas usando máscaras ou em ângulos muito inclinados são mais difíceis serem reconhecidas.
É mais fácil quando enviamos fotografias com apenas um rosto, mas não é necessário se preocupar com o fundo. O software consegue reconhecer e recortar apenas rostos humanos ou similares.
Será que algum dia a inteligência artificial destes softwares serão tão eficazes, que não será mais necessário usar um scanner 3D para capturar objetos?