Eles podem ser invisíveis, mas estão em toda parte. Os alinhadores transparentes rapidamente se tornaram o tratamento ortodôntico preferido para casos leves de apinhamento dentário desde sua primeira aparição no mercado, há 25 anos.
Hoje, sua popularidade eclipsa os tradicionais aparelhos ortodônticos, e os motivos são óbvios: são feitos de plástico transparente muito menos perceptível.
A questão é: se os pacientes veem o resultado desejado dentro do tempo esperado, depende, entre outros fatores, da capacidade de prever corretamente o movimento dos dentes com um programa virtual chamado ClinCheck Pro.
A Pesquisa
O tema de pesquisa da ortodontista Cristina Menéndez é a previsibilidade dos protocolos. Ela fez sua primeira incursão nesta área durante seu mestrado, quando comparou o movimento dos dentes previsto pelo plano de tratamento da Invisalign e os resultados reais.
Atualmente, ela está trabalhando em um estudo esperado com 100 pacientes com o mesmo objetivo – testar a previsibilidade do protocolo.
“Ao longo dos anos, a Invisalign desenvolveu melhores tratamentos, como para más oclusões de Classe II. Eles criaram um protocolo para corrigir molares superiores por distalização sequencial, um procedimento no qual os alinhadores movem dente por dente para trás”, explica Menéndez.
No entanto, o campo da ortodontia não provou a eficácia deste tratamento. “Não houve análise das mudanças molares induzidas pelos alinhadores durante este tratamento em pacientes adultos.” Menéndez decidiu que era hora de mudar isso.
“Meu principal objetivo era verificar se os movimentos previstos pelo ClinCheck Pro, o software usado para planejar os tratamentos da Invisalign, seriam reproduzidos intraoralmente”, explica a ortodontista.
Ela queria usar ferramentas digitais de última geração para medir as mudanças, então optou por digitalização 3D e software de metrologia 3D Geomagic Control X.
Para verificar quão bem o ClinCheck Pro previu o movimento dos dentes, ela avaliaria os primeiros molares superiores nos três planos do espaço. Ela realizou uma análise retrospectiva em uma amostra de 41 pacientes de ambos os sexos.
Ela descobriu que o tratamento com alinhadores mostrou bom controle vertical sobre o primeiro molar superior durante a distalização, evitando a extrusão do cúspide mesiobucal.
Alinhamento automatizado com Geomagic Control X
Para analisar as mudanças 3D do primeiro molar superior nos pacientes, ela sobrepôs modelos virtuais antes e depois do tratamento com Invisalign. A sobreposição foi realizada com o método “Best-fit”, uma ferramenta do software Geomagic Control X.
O método de sobreposição no software da Oqton é útil ao avaliar o tratamento ortodôntico. “Em vez de uma pessoa ter que alinhar imagens capturadas por digitalização 3D, o Geomagic Control X usa um algoritmo para fazer isso automaticamente.
O algoritmo de alinhamento minimizará o erro de distância da malha e distribuirá os erros uniformemente entre as deformações positivas e negativas”, explica ela.
Menéndez escolheu o Control X porque muitos artigos de pesquisa envolvendo métodos de alinhamento afirmavam que sua capacidade Best-fit resultava em erros de alinhamento significativamente menores e medidas mais realistas do que qualquer outro software.
Ela particularmente gostou que com o Control X ela pudesse obter pontos de referência mais precisos e avaliar o movimento anteroposterior, assim como o movimento transversal e vertical dos dentes.
Conclusão
Suas descobertas iniciais prometem muito tanto para ortodontistas quanto para pacientes. “O estudo poderia ajudar os ortodontistas a prever melhor o movimento dos dentes e a alcançar a correção completa dos dentes, sem desperdiçar tempo.
Além disso, esses resultados nos ensinariam a evitar movimentos indesejados que precisamos corrigir posteriormente. No geral, isso poderia nos ajudar a desenvolver um protocolo ortodôntico mais preciso e avançado.”
Para seu segundo projeto de pesquisa, atualmente em andamento, Menéndez ampliou o escopo. A análise abrange dentes anteriores, assim como os molares superiores, para obter uma compreensão completa do tratamento.
Ela também pretende realizar uma revisão pós-tratamento de três anos desses pacientes para determinar a estabilidade do tratamento. Os algoritmos do Geomagic Control X continuam a desempenhar um papel vital neste empreendimento.
Essa é mais uma aplicação do Control X. A Rescanm é revendedora oficial deste software no Brasil. Se você se interessou por esse software para seus estudos, pesquisa ou no setor de metrologia de sua empresa, entre em contato conosco e realize um orçamento de uma licença!
A Rescanm apoia todo avanço em medição e tecnologia voltada para a área da saúde e, com certeza, poderá ajudar profissionais ou empresas com serviços de Health Care que você talvez esteja precisando no seu consultório ou laboratório de pesquisas. Fale conosco!