+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller

O Diagnóstico Por Imagem e a Impressão 3D de Próteses de Biomateriais

Com o uso de impressoras 3D (em três dimensões) um grande avanço da engenharia, torna possível a criação de objetos através softwares e impressão em plástico. Um novo marco da impressão 3D é produzir órgãos e tecidos humanos artificiais para transplantes, ainda em pesquisas em diversas partes do mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação na Unicamp – SP, está desenvolvendo um projeto de fabricação de próteses de titânio de ossos da face e do crânio em impressão 3D.

O titânio é um material que não causa rejeição do organismo, sendo um biomaterial inerte, ou seja, que não interage com o organismo, as pesquisas procuram por biomateriais ativos, estes ao contrário, interagem com o organismo podendo se adaptar as condições do corpo humano.

Como funciona?

O paciente é submetido a exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, as imagens são inseridas em um software (não divulgado pela Unicamp), neste software um especialista em imagem realiza cálculos de tamanho, dimensão e volume da estrutura e ainda cria a modelagem. Através dos exames de imagem é possível produzir fielmente o design da estrutura com todos os detalhes anatômicos de cada paciente, uma nova tecnologia com contribuição do Diagnóstico Por Imagem.

Após chegar ao design final da prótese é produzido um protótipo 3D em plástico, que é analisado e após a aprovação é finalmente produzida à impressão da prótese 3D em titânio, que é esterilizada para poder ser implantada no paciente durante cirurgia.

Como a prótese em 3D respeita fielmente a anatomia do crânio e da face, o paciente não apresenta nenhuma sequela visual.  De acordo com o Coordenador de Cirurgia Plástica da Unicamp, a prótese possui uma precisão de décimos de milímetros, sendo assim perfeita. Os médicos conseguem fazer um melhor planejamento cirúrgico com as próteses que utilizam a tecnologia.

http://aproterj.com.br/noticias/285-tecnologia-hoje-o-diagnostico-por-imagem-e-a-impressao-3d-de-proteses-de-biomateriais