+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller

impressao-3d-vidro-mit_1

O método de impressão 3D é na maioria das vezes a melhor solução para grandes e pequenas empresas que necessitam de métodos de prototipagem rápida. Mas um novo avanço poderia expandir ainda mais as aplicações da tecnologia: a impressão 3D utilizando vidro.

No início desta semana, o MIT divulgou um método que chama de G3DP, que permite a impressão de estruturas de vidro complexas em 3D por depósito de material, de forma similar às impressões de plástico. O processo de criação pode ser visto no vídeo a seguir:

O processo criado por eles utiliza duas câmaras, uma atuando como estufa (trabalhando a uma temperatura de aproximadamente 1000ºC) e outra que atua derretendo as estruturas. O vidro derretido é distribuído através de um bico composto por óxido de alumínio, zircônia e sílica, que despeja o material na posição programada pela máquina.

O processo G3DP foi desenvolvido por uma equipe composta pelo laboratório Mediated Matter do próprio MIT, o Laboratório de pesquisas com vidro também do MIT, o Instituto Wyss e o Departamento de Engenharia Mecânica do MIT.

impressao-3d-vidro-mit_2

Um dos pesquisadores que lideram o projeto, Neri Oxman, disse que o método inovador de impressão também pode levar a avanços na criação de cabos de fibra óptica, transmitindo dados de forma mais eficiente.

“Agora podemos considerar a impressão fotoeletrônica como algo possível”, disse Oxman “, além da possibilidade de combinar com fibras ópticas para transmissão de dados em alta velocidade pela luz, utilizando vidro impresso.”

impressao-3d-vidro-mit_3

“Esta técnica de impressão 3D utilizando vidro também poderia segurar ‘implicações significativas’ para diversos outros ramos, como obras de arte, fachadas de edifícios, aerodinâmicas otimizadas para o ganho solar, entre outras”, completa Oxman.

A visão do pesquisador de um dia empregar a tecnologia em fachadas de edifícios também está nos planos da equipe. Pesquisas nesta área já vem sendo conduzidas para avaliar os benefícios da tecnologia de impressão 3D com vidro para aplicações em arquitetura.

[Fonte: Mashable]

Compartilhe:
Tags: 
Comentários