+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller

Você talvez não conheça, mas a Greneker é a maior fabricante de manequins do mundo. Com sede em Los Angeles, Califórnia, EUA, eles sempre trabalharam utilizando tecnologia de ponta desde que começaram, em 1934. Sempre acompanharam os mais recentes materiais inovadores e métodos de fabricação, por exemplo, como a mudança do gesso para a fibra de vidro durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de hoje em dia estarem tão estabelecidos no mercado, ainda provam que nenhum jogador é velho demais para aprender novos truques: os últimos que aprenderam foram o escaneamento e a impressão 3D.

Steve Beckman é presidente e diretor de operações da Greneker. Ele participa da evolução da empresa nas últimas duas décadas. “Quando comecei com este negócio, nós nos reuníamos como um grupo, olhávamos para as tendências no mercado e desenvolvíamos uma linha baseada no que existia no mercado naquela época.” O processo era caro e demorado – mas isso era normal na época.

Foto: Reprodução/re3d.org

“No início tudo era feito com esculturas de barro, então começávamos com armaduras e barro, passávamos pelo processo até criarmos uma linha inteira de manequins e, na verdade, meio que jogávamos os dados e esperávamos vender para aquele mercado”, disse.

Com o tempo, a Greneker se viu fazendo cada vez mais trabalhos personalizados para clientes específicos. Então começaram e trabalhar com clientes de renome como Under Armour e Adidas.

“Foi um processo muito longo para desenvolver uma linha de manequins personalizados”, explica Steve. “Nós perdíamos muito tempo tentando descobrir o que eles estavam procurando, quais eram as poses, quais eram as dimensões, quais tamanhos essas peças eram. As armaduras seriam montadas à mão, a escultura seria feita à mão em argila. Isso exigia várias visitas ao cliente no local antes de termos a aprovação para passar para o processo de moldagem e então iniciar a produção.”

Fiel ao seu passado pioneiro, Greneker começou a procurar maneiras de atualizar seu processo e tornar-se mais eficiente. “Começamos então a buscar no meio digital uma forma de criar essas peças com precisão e perfeição”, conta Steve. “Agora passamos da escultura de barro para a impressão 3D, que nos ajuda de muitas maneiras.”

A mudança para a impressão 3D

A Greneker mergulhou na impressão 3D com uma impressora de menor escala e rapidamente percebeu o potencial da tecnologia.

Foto: Reprodução/re3d.org

“Sentimos que essa era a direção que precisávamos tomar, e precisávamos ir a todo vapor antes que nossos concorrentes ficassem cientes da tecnologia e começassem a utilizá-la também. Essa é uma das coisas que fizemos, nos posicionamos como especialistas nesse tipo de design de manequim”, disse Steve.

Eles compraram algumas outras pequenas impressoras 3D e, em seguida, começaram a procurar uma impressora em grande escala com um bom preço. Ele encontrou a Gigabot.

“Naquele momento, não havia nada no mercado dentro de um preço razoável que criasse peças grandes o suficiente para um corpo inteiro”, conta.

Dê um passeio pelo escritório deles e você se deparará com uma sala separada escondida em sua área de escultura principal, construída especificamente para impressão em 3D.

VEJA TAMBÉM:  5 “Casas” Que Poderiam Ser Construídas Com Impressoras 3D Se Habitássemos Marte

O processo de desenvolvimento

“Antes da impressão 3D, seria impensável fazer um manequim em um dia”, conta Daniel, um dos responsáveis pelo desenvolvimento das peças. “Agora é realmente possível.”

Foto: Reprodução/re3d.org

Antes de iniciarem a produção, eles primeiramente buscam “entender” a necessidade do cliente, depois passam para o escaneamento 3d de corpos de modelos reais para coletar dados precisos necessários para imprimir as peças em 3D. O escaneamento (ou digitalização 3D) é vital para este processo, pois com ele é possível conseguir fidelidade ao objeto que será impresso.

Com os dados coletados pelo scanner 3d, o próximo passo é preparar o arquivo STL através de um software CAD.

Ninguém é mais fã da impressão 3D do que Daniel. “Isso abre muitas novas possibilidades”, explica ele. Ao projetar uma cabeça, por exemplo, é possível tirar vantagem da ferramenta de simetria no CAD. O trabalho que ele faz em um lado de um rosto é espelhado automaticamente para o outro. “Antes, trabalhando em barro, teríamos que tentar fazer ajustes – ‘Qual ouvido é mais alto? Os olhos estão retos? ”Coisas assim tornam tudo muito mais simples”.

Os resultados da mudança

Steve explicou que os benefícios resultantes da mudança do design de argila para a impressão digital e 3D são inúmeros. A maior economia pode ser do ponto de vista do tempo – eles conseguiram eliminar vários aspectos do processo de pré-produção.

Como tudo é agora digital, hoje eles não precisam mais trazer clientes para ver os mock-ups pessoalmente durante o processo de design.

Modelos miniaturizados e diminutos de um manequim para mostrar aos clientes também não eram possíveis antes da impressão 3D, porque as versões mini e em grande escala podem diferir muito quando trabalhando à mão em barro.

“Com a impressão 3D, pegamos o modelo digital e produzimos um modelo em escala, geralmente com cerca de 18 centímetros de altura, e então podemos enviar para os clientes”, diz Steve. “Eles podem então garantir que a pose e todas as medições do manequim se encaixam onde querem. Assim que temos a aprovação nesse ponto, produzimos uma impressão 3D em grande escala em 1 dia.”

Foto: Reprodução/re3d.org

Sua empresa também pode se beneficiar da impressão 3D

No caso da Greneker, o processo de design digital provou ser um vencedor claro sobre o barro. Muitas empresas têm descoberto as vantagens significativas da aplicação do processo de impressão 3D.

Uma mudança como esta, no entanto, tem um custo-benefício superior a qualquer outro processo de produção. Empresas tem produzido sapatos flexíveis e sem emendas que duram mais, outras têm produzido brinquedos em miniaturas, algumas alimentos e outras até casas e prédios inteiros através de impressoras 3D.

Nós da RESCANM oferecemos todo o suporte para empresas que querem migrar para este tipo de produção. Oferecemos serviços de escaneamento 3D, vendemos scanners 3D e softwares CAD e ainda oferecemos treinamento para grupos utilizarem estes softwares.

Solicite mais informações através de nossa página de contato.

Compartilhe:
Tags: 
Comentários