escaneamento 3D NVIDIA Neuralangelo
Imagem: Reprodução | NVIDIA

A NVIDIA, líder global em tecnologia de computação acelerada por GPU, acaba de lançar o Neuralangelo, um modelo de Inteligência Artificial (IA) revolucionário para reconstrução 3D usando redes neurais, ou seja. O escaneamento 3D NVIDIA representa um avanço extraordinário, com o potencial de transformar a maneira como interagimos com o mundo digital, mas, como toda nova tecnologia, ela também tem suas limitações.

O que é, quais são suas capacidades e limitações?

O Neuralangelo é uma tecnologia capaz de transformar clipes de vídeo 2D simples feitos por qualquer celular em estruturas 3D detalhadas, gerando réplicas virtuais realistas de edifícios, esculturas e outros objetos do mundo real.

É importante notar que, embora o Neuralangelo represente um avanço significativo na tecnologia de escaneamento 3D, ele ainda não pode substituir todos os scanners 3D profissionais. Scanners 3D profissionais foram criados especialmente para a função de escaneamento 3D e, portanto, possuem tecnologia para oferecer resultados mais precisos.

Alguns scanners 3D, como o KSCAN Magic ou o SIMSCAN, por exemplo, oferecem uma precisão de escaneamento de até 0,02 mm, sendo capazes de atender a necessidade da maioria dos projetos da engenharia e indústria da atualidade, mesmo quando falamos de rotinas de inspeção metrológica.

O Futuro do Escaneamento 3D

Ainda assim, lançamentos como o Neuralangelo abrem um caminho de oportunidades para que os scanners 3D existentes possam evoluir ainda mais. Afinal, a competição saudável e a inovação contínua são os motores do progresso tecnológico.

O escaneamento 3D NVIDIA Neuralangelo abre caminho para que scanners 3D coloridos como o iReal 3D, por exemplo, possam se evoluir ainda mais.

Demonstração e Aplicações do Neuralangelo

Em uma demonstração, os pesquisadores da NVIDIA mostraram como o modelo poderia recriar objetos tão icônicos quanto o David de Michelangelo e tão comuns quanto um caminhão de plataforma.

O Neuralangelo também mostrou ser capaz de reconstruir interiores e exteriores de edifícios – demonstrado com um modelo 3D detalhado do parque no campus da Bay Area da NVIDIA.

Assista a seguir um vídeo liberado pela empresa com uma demonstração da tecnologia:

Neuralangelo na Conferência sobre Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões (CVPR)

O Neuralangelo é um dos quase 30 projetos da NVIDIA Research a serem apresentados na Conferência sobre Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões (CVPR), que acontecerá de 18 a 22 de junho em Vancouver. Os trabalhos abrangem tópicos incluindo estimativa de pose, reconstrução 3D e geração de vídeo.

Conclusão: O Futuro do Escaneamento 3D NVIDIA

Em última análise, o Neuralangelo é um passo emocionante em direção ao futuro do escaneamento 3D NVIDIA. Embora ainda não possa substituir os scanners 3D profissionais, ele representa um avanço significativo na tecnologia de reconstrução 3D e, como entusiasta no assunto, mal posso esperar para ver como serão os aparelhos ou aplicativos que surgirão em breve.

[NVIDIA]