Montadoras e Colecionadores Cada Vez Mais Utilizam Escaneamento e Impressão 3D Para Peças Antigas de Reposição 1

A Daimler poderá ser a primeira fabricante de veículos a oferecer peças de reposição impressas em 3D, mas entusiastas de corridas e colecionadores de carros já vêm usando a fabricação de peças através da impressão 3D por muitos anos para substituir peças antigas que não são mais fabricadas e comercializadas no mercado.

A Daimler iniciou a comercialização de peças de plástico impressas em 3D para caminhões Mercedes-Benz. A manobra tem como objetivo eliminar estoques de cerca de 30 itens iniciais, incluindo capas, espaçadores, tampas de mola, dutos de ar e de cabos, grampos, suportes, elementos de controle entre outros itens. Com esta nova possibilidade, manter instalações de produção e ferramentas antigas para peças de caminhões passa a ser coisa do passado. Isto também torna estas peças mais disponíveis e economicamente viáveis.

A montadora alemã promete que o número de substituições impressas em 3D crescerá e o programa poderá se expandir para incluir itens metálicos e peças de automóveis da Mercedes-Benz.

Os caminhões Mercedes-Benz já possuem cerca de 30 peças de reposição sendo fabricadas com os mais recentes processos de impressão 3D SLS desde o início de 2017. O plano da empresa é expandir este número de peças no futuro.

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O engenheiro Jim Hall (dir.) ao lado do comediante Jay Leno (esq.): “Temos sorte porque temos esses brinquedos incríveis!”

Entre os entusiastas por veículos antigos que já estão fazendo isso há um certo tempo está Jim Hall, engenheiro do programa de TV americano Big Dog Garage do comediante Jay Leno. “Leno me perguntou: podemos imprimir esses botões?”, disse Hall. Hall escaneou os botões com um scanner 3D que gerou um arquivo STL, criou um arquivo CAD no Geomagic Design X da 3D Systems e, posteriormente, imprimiu um botão a um custo de cerca de US$ 50.

“Ele ama isso”, disse Hall sobre a reação de Leno. “Ele pode pagar US$ 500, mas ele não quer”, completa.

Hall, que tem um diploma de engenharia aeronáutica da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia em San Luis Obispo, sempre foi “fascinado por carros”. Trabalhou no programa Big Dog por 12 anos. Ele tem usado a impressão 3D desde 2007 e ele mesmo estima que tenham impresso cerca de 200 peças, principalmente para carros protótipos. Ele começou a digitalizar 3D em 2009.

“Nós temos sorte porque temos esses brinquedos realmente incríveis, mas não precisamos imprimir novas peças 24 horas por dia (como talvez aconteceria em uma loja comercial)”, disse ele.

[Adv Manufacturing]


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