Confiabilidade nas Medições de laboratórios de metrologia
Foto: Sergei Dvornikov | Depositphotos

No vasto universo da pesquisa científica, engenharia e até mesmo no cotidiano, medidas precisas e exatas são fundamentais para obter resultados confiáveis. Mas afinal, o que torna uma escala altamente precisa? O que caracteriza uma medida exata? A confiabilidade é o mesmo que exatidão?

Neste artigo, exploraremos os conceitos de confiabilidade, exatidão e precisão, entendendo sua importância na digitalização 3D a laser.

A Confiabilidade nas Medições

No mundo das medições, confiabilidade refere-se à proximidade do valor médio de inúmeras medições repetidas em relação a um valor conhecido.

Se, após conduzirmos várias medições e calcularmos o valor médio delas, esse valor médio se aproximar do valor de referência, podemos afirmar que a confiabilidade da medição é alta. Por outro lado, se o valor médio das medições se afastar do valor de referência, a confiabilidade da medição será baixa.

Ao contrário da exatidão, que compara medições individuais a um valor de referência, a confiabilidade concentra-se na concordância geral dos resultados médios.

Desvendando a Precisão, Exatidão e Confiabilidade nas Medições 1
Foto: Reprodução | Scantech. Alta confiabilidade, baixa precisão e baixa exatidão

A Precisão nas Medições

A precisão refere-se ao grau de consistência e repetibilidade dos resultados obtidos a partir de medições repetidas do mesmo objeto ou objeto similar sob condições específicas.

Se, ao realizar várias medições nas mesmas condições, os resultados estiverem próximos entre si, então a precisão da medição é alta. Por outro lado, quanto mais dispersos forem os resultados, menor será a precisão da medição.

A precisão pode ser expressa por meio de medidas estatísticas, como desvio padrão, variância ou coeficiente de variação, em condições específicas, incluindo condições de repetibilidade, precisão intermediária e reprodutibilidade.

Desvendando a Precisão, Exatidão e Confiabilidade nas Medições 2
Foto: Reprodução | Scantech. Baixa confiabilidade, alta precisão e baixa exatidão

A Exatidão nas Medições

A exatidão descreve o quão próximo um valor medido está do valor verdadeiro.

Se os resultados da medição estiverem muito próximos do valor de referência e mostrarem alta consistência, indica que a exatidão da medição é alta. Por outro lado, se os resultados se desviarem do valor de referência, a exatidão é baixa.

A exatidão é um conceito qualitativo, não possuindo um valor numérico e não podendo ser calculada.

Desvendando a Precisão, Exatidão e Confiabilidade nas Medições 3
Foto: Reprodução | Scantech. Alta confiabilidade, alta precisão e alta exatidão

A Precisão Intermediária nas Medições

A precisão intermediária da medição é a precisão da medição sob um conjunto de condições intermediárias. Essas condições podem variar ao longo de um período mais longo, enquanto se utiliza o mesmo procedimento de medição, localização e medição repetida do mesmo objeto ou objeto similar.

As condições variáveis podem incluir novas calibrações e mudanças em padrões de medição, operadores e sistemas de medição. Ao relatar a precisão intermediária, as condições devem ser especificadas, incluindo as condições alteradas e não alteradas, bem como o grau real de mudança.

Interação entre Precisão, Exatidão e Confiabilidade

Precisão, exatidão e confiabilidade são conceitos relacionados, mas diferentes na ciência da medição. A precisão avalia a variação e a repetibilidade das medições, enquanto a confiabilidade indica a proximidade dos valores médios ao valor verdadeiro, e a exatidão reflete os erros sistemáticos e aleatórios.

Um método de medição pode ser preciso, mas não exato, se tiver um desvio consistente do valor verdadeiro, ou exato, mas não preciso, se apresentar uma dispersão aleatória dos resultados em torno do valor verdadeiro. O melhor método de medição deve ser tanto preciso quanto exato e confiável, garantindo a validade dos valores médios.

Precisão e Exatidão na Digitalização 3D

Ao utilizar o sistema de medição 3D óptico TrackScan da Scantech, realizamos a medição de um bloco padrão com comprimento de 1000 mm dez vezes a uma distância de 4,5 m do i-Tracker, obtendo os seguintes resultados.

Desvendando a Precisão, Exatidão e Confiabilidade nas Medições 4
Foto: Reprodução | Scantech.

Conforme os parâmetros oficiais, o equipamento possui uma precisão volumétrica de 0,067 mm quando medido a uma distância de 4,5 m do i-Tracker. Como mostrado na tabela, todas as dez medições atendem a esse requisito, indicando um alto índice de confiabilidade. O desvio padrão das dez medições é de 0,0086 e a amplitude é de 0,028, mostrando uma boa precisão nas medições.

Conclusão

Confiabilidade, precisão e exatidão são aspectos cruciais das medições que afetam a confiabilidade e significância dos resultados em várias áreas. Para obter medições de alta qualidade, cientistas, engenheiros e pesquisadores buscam aprimorar todos esses aspectos.

Ao aplicar calibração adequada, projetar experimentos cuidadosamente e escolher métodos de medição adequados, podemos alcançar medições precisas e exatas, contribuindo para avanços em diferentes campo

A Rescanm apoia e busca inovação para facilitar o dia a dia dos setores de engenharia reversa e metrologia das empresas, entregando sempre as melhores tecnologias, softwares e dispositivos para digitalização, escaneamento e engenharia reversa. Para saber mais e fazer um orçamento, entre em contato conosco e um dos nossos especialistas irá prover a melhor solução de acordo com sua necessidade.