+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller
21/01/15 às 03:20 pm - Por: Alberto Silva

Qual a diferença entre superfície cópia e superfície avançada?

O objetivo nesse texto é mostrar que podemos usar as duas superfícies, porém encontraremos uma grande diferença no preço e no resultado final. Portanto, se faz necessário entender suas diferenças.

Superfície cópia é uma malha considerando todos os detalhes da peça, como textura e amassados, empenamento, rebarbas e outros. A malha criada é composta por centenas de superfícies pequenas e sem parâmetros. Essas superfícies não delimitam os limites da peça, são superfícies “aleatórias” que apenas cobrem o arquivo como uma “manta”. (vide figura baixo)

superficie cópia


Superfície Cópia

O arquivo de superfície avançada considera também a peça digitalizada, no entanto, usa-se conceitos avançados de modelamento como continuidade, tangente e curvatura. Defeitos da peça e possíveis falhas são corrigidas e consideradas em superfícies únicas e alisadas. Podemos considerar também superfícies bem definidas, transições das curvas e delimitação dos raios. Cada área da peça é tratada como uma superfície diferente, delimitando regiões planares, superfícies e raios. A superfície avançada poderá atender a critérios de superfície classe A, caso seja uma necessidade. A superfície Classe A é o padrão, de máxima qualidade, que se aplica à modelagem de produtos, dentro de parâmetros industriais. O processo utiliza o método de modelagem matemática (G1, G2, G3 e assim por diante). Essas superfícies são tidas como superfície perfeitas. Existem softwares especializados na análise de modelagem e superfície classe A, como o Icem Surf. No entanto, podemos encontrar no mercados outros aplicativos que chegam com resultados bem próximos. (vide abaixo)

superficie avançada


Superfície Avançada

Superfície copia carrega todas as falhas da peça. O mesmo não acontece no arquivo avançado. (vide abaixo)

superficie avançada 1


Diferença entre Superfície Cópia e Superfície Avançada

Para fazer uma Superfície Cópia o arquivo STL (digitalizado) precisa estar 100% fechado. Muitas vezes, se faz necessário fechar com ferramentas do próprio software do scanner, podendo não ser tão fiel a realidade. Na figura abaixo temos uma hélice quebrada e a Superfície Cópia não ajuda para a reconstrução da Hélice de 3 pás. Na Superfície avançada é feita as correções necessárias, tendo desta maneira, o modelo exato para confecção e usinagem de uma nova Hélice, evitando possíveis problemas.

Superfície Cópia à esquerda e peça original digitalizada à direita

Superfície Cópia à esquerda e peça original digitalizada à direita

superficie avançada 3


Modelo corrigido – feito com Superfície Avançada

Com a Superfície Cópia podemos determinar ou modificar features de forma mais fácil. Áreas planares se mantem planares, furos e diâmetros são cilindros. Dimensionar se torna uma tarefa mais fácil. Portanto, a escolha do tipo de arquivo depende da sua necessidade.

superficie avançada 43

Para obter um orçamento, suporte ou informações detalhadas sobre nossos serviços, acesse nossa página de contato e envie uma mensagem pra nós.


VEJA TÓPICOS COMPLEMENTARES EM NOSSO SITE:
Compartilhe: