O LiDAR tem sido usado a algum tempo em drones para mapear territórios e em carros autônomos – junto com outros sensores – para se ter uma ideia do que está à volta deles.
E no caso dos sensores LiDAR da Apple, a tecnologia permite você desbloquear seu smartphone usando o seu rosto ou como scanner 3D.
O LiDAR é similar ao RADAR, mas usa luz (light), em vez de ondas de rádio. O que nos leva à pergunta:
Esse é o Scanner 3D portátil ideal? Como o LiDAR funciona?
Se quiser saber como funciona um scanner 3D portátil, clique aqui.
Se quiser saber como o LiDAR funciona, continue lendo:
Para escanear o mundo 3D a sua volta, o LiDAR emite pulsos rápidos de laser infravermelho, esse laser – que é uma forma de luz super focada – “quica” nos objetos e volta ao sensor LiDAR.
Então o tempo que leva para esse pulso de luz retornar ao sensor LiDAR é calculado e esse cálculo pode ser usado para:
- Criar um modelo 3D do objeto;
- Descobrir a distância entre o aparelho e o objeto;
- Ou saber a altura deste objeto.
O RADAR faz algo parecido usando ondas de som, a diferença entre o LiDAR e o RADAR é que o LiDAR consegue criar modelos 3D menos piores.
Não estou querendo dizer que a tecnologia é ruim.
Veja uma rápida comparação:
LiDAR vs RADAR
O LiDAR consegue perceber em que direção uma pessoa está olhando ou quantos galhos (ou folhas) há numa árvore – algo que o RADAR teria muita dificuldade em fazer.
Por outro lado, o RADAR é mais barato, tem um alcance maior e não é tão afetado por névoa, chuva ou neve – coisas que podem interferir com a luz, afetando a qualidade do LiDAR.
No caso de carros autônomos, ambos são usados com outros sistemas para criar um sistema completo que consegue ver a altura, largura e comprimento do mundo 3D à sua volta e conseguir entender o que está acontecendo.
Mas por que de repente o LiDAR começou a vir nos smartphones?
Sistemas ToF (Time of Flight – Tempo de Voo) têm sido embarcados em smartphones para ajudar em coisas como Realidade Aumentada, o auto-foco do modo retrato e no escaneamento 3D.
ToF é um método usado para medir o tempo que a luz leva para ir até um objeto e retornar, isso para determinar, por exemplo, a distância – o LiDAR é o sensor que está sendo usado para fazer isso.
Todos os outros Android fabricantes que você conhece tem trazido três sensores LiDAR de tempo de voo (ToF) em seus dispositivos por um tempo agora…
Então talvez você esteja se perguntando qual é a diferença entre o LiDAR da Apple e dos dispositivos Android.
O que dizer do LiDAR da Apple?
É seguro dizer que tanto as câmeras dos smartphones Apple quanto as dos Androids, vem com sensores LiDAR que usam luz infravermelha que “quica” nos objetos para determinar a distância e criar modelos 3D de objetos.
A diferença é que o LiDAR da Apple usa vários pontos de referência, enquanto o sistema ToF – tempo de voo – do Android é um só feixe de luz menos eficiente em calcular as distâncias entre os pontos.
Como Scanner 3D Portátil, o LiDAR da Apple é para você?
Depende.
Se você é hobbysta da impressão 3D caseira, o LiDAR da Apple pode ser interessante.
É possível fazer o escaneamento 3D de objetos de um certo tamanho, mas o problema é a resolução. A tecnologia é limitada, mesmo em termos de smartphones Apple (ou Android).
O LiDAR da Apple não consegue escanear os pequenos detalhes em uma superfície, e acabamos com um modelo 3D parecido, mas muito cru em relação ao que encontramos no mundo real.
Se você não é muito exigente em questão de detalhes e se a falta desses detalhes não vai afetar o seu projeto final, então pode-se dizer que o LiDAR embarcado nos iPhones é pra você.
Qual a solução então se você quer um modelo 3D perfeito nos mínimos detalhes de um objeto (ou pessoa) na vida real? Qual é o melhor scanner 3D portátil?
O Melhor Scanner 3D Portátil: conheça o “Machado”
O AXE (Machado em inglês) literalmente vai fatiar o modelo que você quiser com a perfeição de 25% de 1 milímetro!
Isso é uma resolução de 20 microns, perfeito para você:
- Pegar os detalhes e recriar aquela peça importante que você não pode esperar que seja mandada do exterior;
- Descobrir os segredos industriais nos equipamentos do concorrente que podem fazer a diferença nos seus projetos;
- Inspecionar se as peças produzidas estão dentro dos altos padrões da sua empresa
- Simular e ver virtualmente se aquela máquina essencial que sua fábrica precisa construir cabe dentro dos perímetros disponíveis.
E claro, escanear a nível de quase perfeição a feição de um ser vivo.
Este é o melhor Scanner 3D portátil que você vai encontrar no mercado:
Isso porque ele escaneia a superfície à velocidade de até 1.300.000 pontos por segundos.
Com um equipamento que você consegue levar em uma pasta você pode obter rapidamente dados 3D de cavidades profundas e posições inacessíveis de objetos em complexos.
Basicamente ele usa 12 lasers (que são seguros para os olhos) para escanear a superfície e recriar um modelo 3D perfeito.
Conclusão
Apesar do LiDAR do iPhone dos dispositivos Androids serem uma tecnologia impressionante e promissora, ainda não é capaz de substituir os scanners 3D profissionais como os que são vendidos aqui pela Rescanm.
Mas talvez decida que comprar um Scanner 3D não é para você, mas mesmo assim você percebe o potencial para sua empresa.
Se esse é o caso, nós oferecemos os serviços e as vantagens de ter um scanner 3D a um preço mais acessível:
- Escaneamento 3D;
- Engenharia Reversa;
- Serviços para Medicina e Ortodontia;
- Recriação de Peças para Manutenção de Máquinas;
- Análise de dimensão de objetos, estruturas ou de áreas para simulação de mudanças ou instalação de máquinas em ambientes fabris.
Dê uma conferida e vamos conversar!