O Governo Federal criou um projeto de capacitação de jovens que deverá ser implementado em 10 estados brasileiros. Diversos cursos de tecnologia serão oferecidos, e dentre os cursos destaca-se um curso de impressão 3D. O valor total do investimento será de R$ 6,9 milhões. O objetivo é ajudar jovens a se preparar para os desafios do mercado de tecnologia agora e no futuro, através de capacitação profissional na utilização de equipamentos com tecnologia de última geração.

O projeto deverá contar com 23 unidades batizadas de “Espaço 4.0” que serão instaladas nos estados: Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Os espaços têm capacidade de atender até 6,5 mil jovens por ano, que poderão se formar em cursos de curta duração, de 20 a 40 horas, incluindo o curso de impressão 3D.

Além do curso de impressão 3D, o projeto oferecerá também cursos de desenho 2D, desenho técnico, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores, e análise e interpretação de esquemas elétricos de notebook. Além desses, os jovens poderão se capacitar também em instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica e robótica educacional.

Preparação para o futuro

O projeto é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que faz parte da estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). De acordo com a titular da SNJ, Emilly Coelho, a iniciativa mostra a preocupação do governo com o futuro dos jovens, já que muitos estudarão com profissões que ainda não existem, como é o caso da profissão do curso de impressão 3D. “Esse é o nosso trabalho chegando em vários estados brasileiros para qualificar os jovens para o mercado que irão entrar nos próximos anos”, disse Emilly.

Os cursos serão realizados com o uso de materiais práticos e pensados para serem rápidos, promovendo rotatividade no atendimento aos jovens brasileiros. “Assim, os jovens terão acesso ao conhecimento tecnológico e vivenciarão experiências que facilitem sua inserção no mercado”, completa.

O programa Espaço 4.0 da SNJ acredita que por meio da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades, os jovens consigam ter mais oportunidades, aumentando por sua vez a empregabilidade desses jovens no atual mercado de trabalho. Os recursos para implementação dos espaços são aplicados por alocação de emendas parlamentares.

Distribuição das unidades nos estados

O estado de Santa Catarina receberá seis unidades, sendo duas entregues no município de Itapema, uma em Garuva, uma em Guaramirim, uma em Lages e uma em São Miguel D’Oeste. Outros quatro espaços 4.0 serão montados em João Pessoa, PB.

O Rio Grande do Sul contará com três unidades, sendo uma em Cachoeira do Sul, uma em Esteio e outra em Lajeado. Já os municípios de Boca da Mata (AL), Belford Roxo (RJ), Arujá (SP), Boquim (SE) e Palmas (TO) terão uma unidade em cada cidade também.

Além disso, serão implementadas duas unidades no campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), uma no campus de Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), uma no campus de Betim do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e uma na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Preparado para o curso de impressão 3D

Os espaços serão equipados com recursos tecnológicos modernos, como computadores de última geração com configurações que permitem softwares de desenho técnico, impressoras 3D e máquinas de corte a laser.

Conforme vemos nas imagens ilustrativas, a estrutura dos Espaços 4.0 terão formato de contêineres. A ideia surgiu para incentivar a população a apostar na economia, rapidez, sustentabilidade, qualidade, inovação e versatilidade que a tecnologia pode proporcionar, algo superinteressante para a indústria, visto que até motocicleta impressa em 3D então sendo feitas hoje em dia.

A proposta também permitirá a inclusão digital, a oferta de oficinas e atividades que promovam a capacitação profissional e o desenvolvimento de habilidades específicas.