+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller
14/06/19 às 10:10 am - Por: Simon Ferreira

Como a Digitalização 3D Pode Ajudar Projetos de Engenharia Reversa

Digitalização 3D vs. Projetos de Engenharia Reversa

A digitalização 3D está cada vez mais ajudando projetos de engenharia reversa de empresas e profissionais liberais. Prova disto está na facilidade com que produtos, como veículos ou máquinas por exemplo, têm sido aprimoradas nos dias atuais.

Com o avanço da digitalização 3D, novos campos estão encontrando soluções nesta tecnologia, que vão da metrologia mais tradicional ao desenvolvimento de produtos, arquivamento digital de museus e até mesmo design para a indústria de arquitetura, engenharia e construção.

A engenharia reversa, em si, foi completamente revolucionada pela capacidade de capturar dados do mundo físico e criar modelos 3D a partir dessas informações, que podem ser manipulados e trazidos de volta ao mundo físico usando tecnologias modernas de fabricação, como a impressão 3D, por exemplo.

Engenharia Reversa antes da Digitalização 3D

Primeiramente, podemos dizer que realizar engenharia reversa em peças complexas, ou demasiadamente grandes, era praticamente impossível há alguns anos atrás.

Antigamente, engenheiros, designers ou técnicos que precisavam realizar engenharia reversa em um determinado objeto tinham que tirar todas as medidas das peças manualmente, geralmente utilizando ferramentas de medição como paquímetros, micrômetros, etc. Mesmo assim, dependendo do nível de irregularidade das peças medidas, algumas medidas eram praticamente impossíveis de se adquirir.

Sim, fazer isto era trabalhoso e muito demorado. Outra opção que tinham era submeter as peças a um processo de metrologia utilizando máquinas de metrologia por toque, que inclusive são usadas até hoje em dia.

Para conseguir resultados confiáveis da forma como era feito antigamente, era necessário que estas máquinas estivessem calibradas e que estivessem em uma sala com temperatura controlada.

Além disso, este processo também levava muito mais tempo, visto que as máquinas também coletavam dados através de contato físico (toque). Como elas geralmente eram utilizadas por setores de qualidade para verificação de amostras de peças de linha de produção, na maioria das vezes engenheiros tinham que aguardar até que estas máquinas estivessem disponíveis para seus projetos, ou até terceirizar, caso não fosse possível realizar este trabalho internamente.

VEJA TAMBÉM:  Engenharia Reversa é Usada Para Preservar Aviões Antigos Históricos Nos EUA

Engenharia Reversa depois da Digitalização 3D

Digitalização 3D em peça automotiva
Digitalização 3D em peça automotiva – Foto: Reprodução/Evatronix

A digitalização 3D revolucionou este processo de captação de dados físicos.

Diferentemente das medições com paquímetro, através da digitalização 3D várias medidas são coletadas simultaneamente e convertidas instantaneamente em dados digitais (nuvem de pontos) para que sejam enviadas a um software.

Esses dados são coletados pelo Geomagic Design X, por exemplo, que “recria” uma representação da peça no formato de um modelo 3D.

Em poucos minutos a equipe envolvida no projeto pode estar com os dados em mãos, para que então possa criar desenhos de engenharia. A peça então estará pronta para ser reproduzida e, porque não, ser impressa em uma impressora 3D, conforme necessário.

Como no mundo da engenharia “tempo também significa dinheiro”, depois da digitalização 3D os projetos de engenharia reversa passaram a ser muito mais rentáveis. Isto graças à redução dos custos e ao fato de serem concluídos de forma incrivelmente mais rápida.

Escolha quem entende do assunto

A RESCANM é tradicional e especialista em serviços de digitalização 3D e em projetos de engenharia reversa para empresas ou profissionais liberais.

Para ajudar os clientes a reproduzir, reparar ou aperfeiçoar equipamentos ou peças existentes, utilizamos diversos tipos de scanners 3D, dependendo da aplicação ou desafio envolvido no projeto, e os melhores softwares do mundo, tanto para a aquisição quanto para a manipulação dos dados adquiridos.

Somos revendedor autorizado Evatronix no Brasil, fabricante dos melhores scanners 3D do mundo. Além disso, também somos representantes oficiais de softwares 3D Systems, pioneira em softwares de engenharia e impressão 3D no mundo.

Já prestamos serviço de Engenharia Reversa para pequenas empresas, multinacionais, profissionais liberais, designers e até já digitalizamos uma igreja inteira! Para ver alguns de nossos trabalhos, acesse nossa página de Cases.

Caso não precise, ou não tenha orçamento para adquirir um Scanner 3D, nós podemos ir até sua empresa e realizar o serviço de escaneamento ou digitalização 3D. Consulte mais informações sobre nossos produtos, softwares ou serviços entrando em contato conosco através de nossa página de contato.

Compartilhe:
Comentários