+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller
21/01/15 às 04:08 pm - Por: Alberto Silva

O que é Engenharia Reversa?

SEGUNDO O WIKIPÉDIA

A Engenharia Reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Objetivamente a Engenharia Reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ele funciona. É objetivo de estudo em universidades e faculdades principalmente ligada a área de tecnologia.

EXEMPLO DE APLICAÇÃO

A partir de um produto existente (um software, qualquer peça ou máquina física), tenta entender como o mesmo funciona e o que ele faz exatamente (todas as suas propriedades em quaisquer circunstâncias). A engenharia reversa é aplicada quando necessitamos trocar ou modificar uma peça (ou um software), mantendo ou adaptando suas características.

Imagine o seguinte exemplo: Em uma fábrica, acontece de uma bomba falhar depois de 25 anos da sua instalação, todo quadro de funcionários desta época já não trabalha mais nesta empresa, e a empresa não tem um histórico da montagem da bomba. A peça tem que ser trocada com urgência para não parar a produção da fábrica. E o pior: O fornecedor nacional dessas bombas já não existe mais, a única opção seria importar uma. Caso encontre, o custo seria alto e o prazo de entrega longo, e sem garantias. Para desespero do fabricante não existem bombas similares para a substituição.

A fábrica precisa encontrar uma nova bomba, com as características exatamente iguais às da bomba defeituosa, tendo que ser montada sobre a tubulação existente (pense nas dimensões definidas, a forma como a bomba está fixada, volume ocupado pela bomba, etc.). Estes são dados fáceis de se encontrar, mas podem também existir dados menos evidentes (a bomba tem que fornecer um débito definido, ela precisa respeitar algumas restrições desconhecidas, etc.). Todos os itens relevantes da bomba precisam estar no novo projeto, a fábrica precisa descobrir isso antes de comprar uma nova ou importar uma. É nessa hora que entra a Engenharia Reversa!

Descubra como a metodologia de nossa empresa pode te ajudar! Para obter um orçamento ou informações detalhadas sobre nossos serviços, acesse nossa página de contato e envie uma mensagem pra nós hoje mesmo.


VERIFIQUE TÓPICOS COMPLEMENTARES EM NOSSO SITE:
Compartilhe:
Comentários