3D Systems - Authorized Reseller
21/01/15 às 04:08 pm - Por: Alberto Silva

O que é Engenharia Reversa?

O que é Engenharia Reversa?
Engenharia Reversa em um Caminhão – Foto: Reprodução/ScanTech

A dúvida “o que é engenharia reversa” é mais comum do que se imagina. Basicamente, engenharia reversa é o ato de transformar algo que existe apenas fisicamente em um modelo digital CAD 3D, possibilitando que este seja reproduzido se necessário.

A engenharia reversa é um dos itens que compõem a nova transformação digital da engenharia e tecnologia. Este tema é há muito tempo objeto de estudo em universidades e faculdades, principalmente em instituições ligadas à área de tecnologia.


O que é Engenharia Reversa, tecnicamente falando?

Pensando em transformação digital, realizar engenharia reversa consiste em transformar uma malha 3D no formato “.STL” (ou uma nuvem de pontos) capturadas através de uma digitalização 3D, em um modelo CAD 3D.

Para entendermos tecnicamente o que é engenharia reversa, porém, é necessário entender também quando a engenharia reversa pode ser necessária, quais são os recursos utilizados para manipular os dados e como eles são manipulados. Veja a seguir.


Quando a Engenharia Reversa é aplicada?

Mais do que apenas saber o que é engenharia reversa, precisamos também saber em quais situações poderíamos aplicar este trabalho. Em projetos, podemos indicar várias situações em que a engenharia reversa pode ser aplicada. Por exemplo:

  • Para atualizar um projeto antigo que esteja apenas no desenho 2D, ou sem nenhuma informação;
  • Para ajustes adicionais em um projeto existente;
  • Em tomadas de decisões através de um modelo já com todas as deformações de montagem e tolerância;
  • Como modelo para uso em after marketing;
  • Para atualizar ferramentais sem projeto, mesmo existindo um modelo CAD do produto atualizado, uma vez que as modificações precisarão considerar o produto, a contração, os ajustes já realizados no ferramental, etc.

Imagine o seguinte exemplo: Em uma fábrica, uma bomba começa a falhar 25 anos depois de sua instalação. Todo quadro de funcionários da época em que ela foi instalada já não trabalha mais nesta empresa, e também não há um histórico da montagem desta bomba. A peça precisa ser trocada com urgência para não interfira no processo produção da fábrica. Pior ainda: O fornecedor nacional dessas bombas já não existe mais, restando como única opção a importação de uma nova. Caso encontre, o custo seria alto e o prazo de entrega seria longo, e sem garantias. Para o desespero do dono da fábrica, não existem bombas similares para a substituição.

A fábrica precisa encontrar uma nova bomba, com as características exatamente iguais às da bomba defeituosa, tendo que ser montada sobre a tubulação existente (pense nas dimensões definidas, a forma como a bomba está fixada, volume ocupado pela bomba, etc.). Estes são dados fáceis de se encontrar, mas podem também existir dados menos evidentes (a bomba tem que fornecer um débito definido, ela precisa respeitar algumas restrições desconhecidas, etc.). Todos os itens relevantes da bomba precisam estar no novo projeto, a fábrica precisa descobrir isso antes de comprar uma nova ou importar uma. É nessa hora que entra a Engenharia Reversa!

Engenharia Reversa em maçaneta de carro

Como os dados capturados são manipulados?

Atualmente encontramos vários softwares capazes de manipular os dados em um trabalho engenharia reversa. O mais indicado, no entanto, é o Geomagic Design X da norte-americana 3D Systems. O Design X é um software americano e verticalizado, direcionado especialmente para esse tipo de atividade, permitindo parametrizar com comandos e ferramentas focados na redução do tempo do trabalho.

Antigamente, a reversa era realizada através de nuvens de pontos e várias secções eram feitas para se construir as linhas de referência. Estas linhas eram alisadas para que depois fosse possível criar as superfícies, que deveriam ser alisadas também. Nesse processo antigo, alguns dos softwares que foram – e ainda podem ser usados – são o Catia ou o NX.

O que é Engenharia Reversa? 1
Velha escola (esq.) VS. Nova escola (dir.)
O que é Engenharia Reversa? 2
Velha escola (esq.) VS. Nova escola (dir.)

No processo antigo, levava-se muitas horas para se criar um detalhe pequeno na peça quando necessário.

Atualmente, o conceito de modelamento para engenharia reversa mudou muito. O que vemos hoje nos softwares dedicados e verticalizados como o Geomagic Design X é uma preocupação constante em melhorar cada vez mais seus processamentos, matemática e ferramentas, de forma que o arquivo capturado seja editado com um nível de controle incrível, permitindo que todo o modelo seja corrigido e atualizado se necessário.

Para facilitar o entendimento, veja a seguir a sequência do workflow do trabalho utilizando o software Geomagic Design X:

O que é Engenharia Reversa? 3

Por se tratar de um software verticalizado e totalmente dedicado à engenharia reversa, o Geomagic Design X não é considerado um software CAD concorrente aos softwares de projetos atuais com Catia V5, NX, Solidworks, Creo, Auto Cad, Inventor, Solid Edge, entre outros.

O que é Engenharia Reversa? 4
Geomagic Design X – Foto: Reprodução/3D Systems

Isso porque o mesmo não oferece a opção de se criar um desenho 2D, e também mão há módulos específicos para montagens. Com isso, o mesmo tem acesso aos PMI de quase todos os software CAD existentes no mercado, permitindo que ele seja compatível com arquivos nativos desses softwares CAD ou que exporte um modelo CAD gerado dentro dele para um software CAD como um arquivo nativo,  possibilitando edição e controle do projeto de forma integral, sem a necessidade de modificar o sistema CAD já existente em cada empresa.


Como fazer Engenharia Reversa em um produto?

Até agora você já aprendeu o que é engenharia reversa (basicamente e tecnicamente), quando a engenharia reversa pode ser necessária e como os dados capturados em uma engenharia reversa são manipulados. Mas já se perguntou qual é o passo-a-passo para fazer uma engenharia reversa em um produto? Descubra no artigo Como fazer Engenharia Reversa em um produto que publicaremos em breve!

Nós somos especialistas em soluções de Engenharia Reversa para empresas! Para informações detalhadas sobre este tipo de serviço, acesse nossa página Engenharia Reversa em Produtos ou solicite mais informações através de nossa página de contato.

Compartilhe:
Comentários

Inscreva-se gratuitamente na 3D Trends Meeting 2019!

Para solicitar sua inscrição, basta preencher todos os campos abaixo. Após preencher, enviaremos uma confirmação em seu e-mail em breve, bem como mais informações sobre sua inscrição e detalhes sobre o evento.

OBS:  Alguns campos são obrigatórios.
Inscrever-se Gratuitamente
close-link