Podemos seguramente dizer que a tecnologia abençoou a medicina. Isto porque ela possibilitou a digitalização 3D para a Ortopedia, e isso vem ajudando muitas pessoas ao redor do mundo.
Graças aos dados de precisão e a vantajosa combinação com a impressão 3D, as duas tecnologias trouxeram muitas mudanças inovadoras para o setor de saúde. Como o objetivo final da tecnologia é beneficiar a sociedade, durante anos a SCANTECH assumiu responsabilidades sociais se dedicando a auxiliar na área médica, principalmente com auxílios protéticos e ortopédicos.
De acordo com eles, a experiência que tiveram foi única, e graças a estes momentos, ajudando tantas pessoas com a tecnologia, conseguimos hoje saber o quanto de fato a digitalização 3D para a ortopedia pode ser útil.
Neste artigo falaremos sobre um dos casos inspiradores que eles vivenciaram, de como o scanner 3D colorido iReal 2E ajudou uma paciente a personalizar seu colete ortopédico.
As vantagens da Digitalização 3D para a Ortopedia da coluna vertebral
- O scanner a cores 3D iReal 2E pode evitar na maioria das vezes as inevitáveis desvantagens que o tratamento tradicional de gesso pode trazer: dados imprecisos, inconveniência de movimento, estanqueidade, etc.;
- Apenas algo em torno de 1 a 2 minutos de digitalização 3D são necessários para adquirir dados tridimensionais completos e precisos do corpo humano, coletados em um ambiente seguro e confortável para o paciente;
- Ao contrário do gesso tradicional, o colete ortopédico criado através de um processo de digitalização 3D e impressão 3D pode ser personalizado de forma precisa conforme as formas corporais e a necessidade do paciente, pois é totalmente feito sob medida.
- Os pacientes podem obter o aparelho ortopédico com a aparência exata que desejam.
O procedimento de escaneamento 3D
- Para obter as características geométricas mais precisas de uma pessoa, os técnicos da SCANTECH digitalizaram em 3D as partes do corpo dos pacientes usando a luz estruturada infravermelha invisível e segura do scanner 3D iReal;
- Ao colocar os dados de varredura em um software de terceiros, os médicos e os técnicos realizaram o planejamento analítico com base nos exames médicos dos pacientes (como raios-X, tomografia computadorizada e assim por diante) e nos dados da digitalização 3D e, em seguida, projetaram o modelo 3D mais adequado para a confecção do colete da paciente;
- Depois que o modelo 3D for projetado, verificamos se ele se ajusta melhor aos pacientes e, em seguida, imprimimos em 3D a órtese.