O maior prédio impresso em 3D acaba de ser inaugurado em Dubai, nos Emirados Árabes. O pequeno, porém inovador edifício, tem dois pavimentos e 640 m² de área e 9,5 m de altura. A responsável pela construção é a americana Apis Cor, mas esta não foi a primeira construção impressa em 3D que eles criaram, outros projetos já foram apresentados pela empresa ou estão em construção atualmente no território americano.
De acordo com a empresa, a prefeitura de Dubai espera que, até 2030, 25% de todas as construções da cidade sejam erguidas através de impressão 3D.
Ainda de acordo com a empresa, o principal objetivo deste projeto realizado em Dubai, era um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento dedicado a testar o equipamento em condições climáticas adversas, e também testar o material de impressão 3D, as tecnologias de construção e o equipamento por um longo período de tempo.
O próximo projeto já está agendado para ser executado na Califórnia e na Louisiana, como parte de iniciativas de habitação a preços acessíveis.
A Apis Cor é uma empresa novaiorquina e foi uma das 5 finalistas que participaram do 3D-Printed Habitat Competition, um concurso de impressão 3D financiado pela NASA sobre construção de casas em outros planetas utilizando apenas a impressão 3D como alternativa.
Veja mais algumas imagens sobre a construção do prédio impresso em 3D a seguir:
A empresa precisou de um guindaste para mover a impressora 3D por todo o canteiro de obras. O interessante é que, além do trabalho ser mais limpo do que o método convencional, nesta obra apenas três homens trabalharam, além da máquina, para erguer o edifício.
Assista a um vídeo da construção do prédio impresso em 3D a seguir:
De acordo com o site da empresa, o material utilizado na construção é uma mistura de gesso resistente criado pela própria empresa, especificamente para este tipo de construção. Apesar de parecer ser frágil, o prédio foi erguido de maneira convencional, com fundações e colunas feitas de concreto. Após isso, a impressora 3D começa a erguer as paredes.
A ideia é que este tipo de construção seja expandido para outros países, oferendo uma opção acessível para programas de habitação do governo.
Via Apis Cor