A empresa de tecnologia de construção Cazza, de Dubai, anunciou recentemente seus planos para construir o primeiro arranha-céu impresso em 3D do mundo. De acordo com o site Construction Week Online, a empresa afirma que será capaz de imprimir peças em 3D para de construção de torres de grande altitude, usando uma nova técnica de construção chamada ‘impressão por grua’.
O que tornará possível a construção do primeiro arranha-céu impresso em 3D
A Cazza usará guindastes equipados com unidades criadas especificamente para a construção de estruturas impressas em 3D. O CEO da Cazza, Chris Kelsey, disse ao site Construction Week: “Quando pensamos pela primeira vez na implementação de tecnologias de impressão 3D, pensávamos apenas em casas ou prédios mais baixos. Mas os desenvolvedores continuavam nos questionando se conseguiríamos construir algum dia um arranha-céu impresso em 3D. Isso nos levou a começar a pesquisar sobre como poderíamos adaptar as tecnologias que tínhamos para estruturas mais altas, e encontramos um jeito!”
“Através de nossas novas tecnologias, seremos capazes de construir edifícios arquitetonicamente complexos em velocidades nunca antes vistas. Trata-se de uma economia em escala onde os custos iniciais da aplicação de alta tecnologia diminuirão à medida que entramos na fase de produção em massa”, acrescentou.
O processo de impressão 3D através de gruas da Cazza inclui todos os principais componentes estruturais necessários para edifícios altos, incluindo reforços com vergalhões de aço.
As gruas 3D irão imprimir partes específicas destes edifícios, mas o resto da construção será realizada através de métodos já existentes. Fernando De Los Rios, diretor de operações da Cazza, acrescentou: “O sistema de impressão de gruas pode ser facilmente adotado com guindastes existentes, o que significa que não precisaremos construir guindastes a partir do zero, podemos utilizar os que já existem no mercado. Através delas, não será difícil conseguirmos nosso primeiro arranha-céu impresso em 3D. Estamos adicionando novos recursos para torná-los adaptáveis a problemas como vento, bem como um sistema de suavização de camada que cria superfícies perfeitamente planas, de forma que não será possível saber se determinada área foi impressa ou criada por métodos convencionais.”
A Cazza é conhecida em Dubai por produzir um sistema de construção de impressão 3D que combina o uso de robôs com os métodos de construção existentes hoje para tornar os processos de construção mais rápidos, mais econômicos e mais ecológicos.
Esta não é a primeira empresa do mundo a construir edifícios através do método de impressão 3D. Já existem empresas especializadas em construir casas utilizando o método inovador. Uma destas construções, por exemplo, já publicamos aqui no site, onde até mesmo a empresa revelou que seria possível construir uma casa habitável em apenas 24 horas.
Kelsey revelou também à Construction Week Online que o primeiro arranha-céu impresso em 3D será construído em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, embora a altura da estrutura e o início das atividades ainda não tenham sido reveladas ao portal.
Recentemente, o governo de Dubai anunciou uma colaboração com a Cazza para impulsionar a impressão 3D no país. A empresa Cazza já recebeu inúmeras ofertas de compra e investimentos de empresas do mundo inteiro. Receberam recentemente, por exemplo, uma oferta de compra de US$ 38,6 milhões de um desenvolvedor saudita não identificado. A Cazza diz que eles não serão vendidos tão cedo, mas que estarão abertos a investimentos dos parceiros certos em breve.
“Acreditamos e admiramos a visão de Mohamed bin Rashid Al Maktoum, do HH Sheikh, e faremos tudo o que pudermos para trazer mais inovações que mudem o mundo. Viemos aqui para mudar o mundo, e é exatamente isso que estamos fazendo”, disse Kelsey.
A esperança é que este arranha-céu impresso em 3D seja o primeiro passo para um método de construção possa viabilizar em breve construções populares mais acessíveis.