A Kalashnikov, maior fabricante de armas da Rússia, está prestes a ser a próxima concorrente da Tesla graças ao recente anúncio à imprensa de seu novo carro elétrico em estilo retrô. A empresa é fabricante do famoso rifle AK-47.
O veículo foi batizado de CV-1 e foi revelado em um show de defesa russo perto de Moscou na última quinta-feira (24).
O carro foi apresentado para a imprensa local. Durante a exposição, um representante de mídia da Kalashnikov disse que o carro “colocou a empresa entre os fabricantes globais de carros elétricos, juntamente com a Tesla”.
O carro tem praticamente o mesmo design do carro russo Kombi IZh 2125 – fabricado por lá entre 1973 e 1997. Por estarmos falando de um carro elétrico, a decisão de criar um carro elétrico em estilo retrô é um tanto arrojada, um “retrocesso” vintage semelhante à câmera Fujifilm Instax, porém interessante.
Além de fabricar armas, a Kalashnikov já havia fabricado motocicletas elétricas e veículos elétricos “Ovum” que inclusive foram usados na Copa do Mundo na Rússia. As motos elétricas foram usadas no ano passado pela polícia russa patrulhando estradas. Apesar dos esforços de expansão com o lançamento do carro elétrico em estilo retrô, o principal foco da empresa continua sendo a construção de armas.
Será que o “supercarro” CV-1 da empresa resistirá ao império Tesla? Uma boa pergunta, visto que um número muito baixo de veículos Tesla foram vendidos na Rússia nos últimos anos. A Kalashnikov não forneceu detalhes de preço para o veículo, mas as especificações que a empresa forneceu não combinavam exatamente com as dos veículos Tesla.
Os veículos elétricos da Tesla possuem estatísticas muito mais impressionantes. O CV-1 afirma ter autonomia de cerca de 320 km e vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Apenas a título de comparação, o mais novo sedã fabricado pela Tesla, o Model 3, tem uma autonomia de 355 km e uma bateria de longo alcance que sobe este número para 500 km. Além disso, o Model 3 pode atingir de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.