SENAI e Rescanm se Unem para Lançar o Primeiro Curso Profissionalizante de Engenharia Reversa e Controle Dimensional do Brasil 1

No panorama da inovação industrial no Brasil, uma aliança visionária entre a Rescanm e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santa Catarina está prestes a marcar um novo capítulo na formação de profissionais para a indústria brasileira.

Este artigo explora a significância do primeiro curso profissionalizante de Engenharia Reversa e Controle Dimensional no Brasil, ministrado por profissionais do SENAI capacitados pela Rescanm.

SENAI: Pilar da Educação Profissional no Brasil

O SENAI é uma referência global em educação profissional, contribuindo significativamente para a inovação industrial no Brasil. Reconhecido como um dos maiores complexos educacionais do mundo, e o maior da América Latina, o SENAI Joinville destaca-se pela qualidade de seus serviços e pela aposta em formatos educacionais inovadores. Em 2023, mais de 100 mil alunos foram matriculados, evidenciando a confiança da indústria na formação oferecida pela instituição.

A escolha do SENAI como a instituição para sediar este curso revolucionário não apenas ressalta a sua representatividade como um dos maiores complexos de educação profissional do mundo, mas também sua capacidade de se adaptar às crescentes demandas da indústria brasileira.

Profissionais do SENAI, capacitados pela Rescanm, estarão à frente desse curso inovador, trazendo não apenas conhecimento teórico, mas também experiência prática.

O Primeiro Curso Profissionalizante de Engenharia Reversa e Controle Dimensional no Brasil

A engenharia reversa tem se tornado cada vez mais presente e necessária na indústria moderna, e este curso representa o primeiro passo significativo para preencher essa lacuna no cenário educacional brasileiro, com vivência prática do básico ao avançado.

O curso contará também com conteúdo relacionado a Controle Dimensional. Sabemos que já existem cursos de Controle Dimensional no Brasil, mas este curso se destaca por sua ênfase em Engenharia Reversa.

Escolhemos um curso profissionalizante de engenharia reversa e digitalização 3D porque são áreas que desempenham um papel crucial na otimização de processos industriais, reparo de ferramentas e moldes, e na criação de soluções inovadoras.

Vivemos em uma era em que a transformação digital está redefinindo os padrões industriais. A capacidade de desmontar e compreender produtos e processos existentes é uma habilidade estratégica, e a engenharia reversa proporciona essa perspectiva única.

A digitalização 3D, por sua vez, permite a criação de modelos virtuais precisos que impulsionam a eficiência e a inovação, possibilitando realizar em apenas algumas horas, um trabalho que levaria dias.

Nossa missão neste importante projeto

A parceria entre o SENAI e a Rescanm não se limita apenas à oferta do curso em si. Os instrutores que irão ministrar os cursos presenciais no SENAI são capacitados pela Rescanm, garantindo que os alunos recebam orientação de profissionais experientes que dominam as técnicas mais avançadas de engenharia reversa e controle dimensional. Essa colaboração simboliza a fusão do conhecimento prático da Rescanm com a excelência educacional renomada do SENAI.

A indústria brasileira, especialmente na região sul, é reconhecida por sua diversidade e inovação. O curso profissionalizante de Engenharia Reversa e Controle Dimensional deverá, portanto, atender a uma demanda crescente por profissionais que compreendam as complexidades da engenharia reversa e saibam aplicar esses conhecimentos de maneira prática.

Treinamento Design X para profissionais da empresa Copel, no Paraná
Alunos da empresa Copel, do Paraná, em um treinamento in loco realizado pela Rescanm. Foto: Everton Molina

Como centro de Treinamento Autorizado da 3D Systems no Brasil há mais de 10 anos, já formamos centenas de turmas de profissionais em todo o Brasil. Mas nosso trabalho apenas começou.

Este curso não apenas colocará o SENAI na vanguarda da educação profissional no Brasil, como também posicionará o país como pioneiro na formação de profissionais altamente qualificados em Engenharia Reversa.

Ao oferecer um programa completo, que abrange desde a interface gráfica de um sistema CAD até a aplicação prática em modelagem 3D e o domínio dos softwares Geomagic Design X e Control X, plataformas de Engenharia Reversa em CAD e controle dimensional, respectivamente. O curso prepara os alunos para os desafios reais da indústria e seu dia a dia.

Carga Horária e Conteúdo Abordado

O curso tem uma carga horária total de 77 horas distribuídas ao longo de 22 dias. Os participantes terão a oportunidade de explorar temas cruciais, reforçar conceitos mediante reabilitação e manipulação de malha, e mergulhar na prática da modelagem 3D e superfícies avançadas.

Os instrutores, capacitados pela Rescanm, guiarão os alunos através de tópicos essenciais, como alinhamento conforme sistema de coordenadas e sketches, engenharia reversa para montagens ou dados compartilhados, e introdução à impressão 3D industrial.

Cada participante terá à disposição um computador individual, licenças exclusivas do Geomagic Design X e Geomagic Control X, além de acesso a plataformas de estudo e grupos de alunos no WhatsApp.

Os alunos também irão aprender a manipular os Scanners 3D digitalizando peças e outros componentes comuns na indústria.

O curso profissionalizante de Engenharia Reversa e Controle Dimensional será apresentado oficialmente pelo SENAI no início de dezembro de 2023, mas as aulas terão seu início durante o ano letivo de 2024. Os interessados que residem próximo de Joinville, SC, poderão em breve realizar suas inscrições através do site oficial do SENAI.

Conclusão

Em suma, a união entre o SENAI e a Rescanm para oferecer o primeiro curso profissionalizante de Engenharia Reversa e Controle Dimensional no Brasil é um divisor de águas. Não apenas destaca a importância da engenharia reversa e digitalização na indústria moderna, como também demonstra o compromisso do SENAI em liderar a educação profissional no país.

Estamos testemunhando não apenas o surgimento de profissionais qualificados, mas também o início de uma nova era na formação de talentos para a indústria brasileira. O curso não é apenas uma resposta às necessidades atuais, mas uma preparação para os desafios futuros, consolidando o Brasil como um centro de excelência em engenharia reversa e tecnologias associadas.