Usina Hidroelétrica Carhuaquero, Peru
Foto: Viliam Mucha | Depositphotos

O ser humano é dependente da energia elétrica. Se ela não existisse, você não estaria lendo esta matéria agora, por exemplo. Assim como o Brasil, Peru conta com diversas usinas hidroelétricas para abastecer sua população e nós estivemos recentemente em uma delas para atendermos um pedido especial: auxiliar no escaneamento 3D de uma peça de uma de suas turbinas. Veja mais detalhes do que foi feito a seguir:

Objetivo

• Reproduzir peças sobressalentes, pois o projeto era de 1980 e não havia o desenho 3D da peça.

As turbinas hidráulicas são projetadas especificamente para transformar a energia hidráulica (de pressão e cinética) em energia mecânica na forma de torque e velocidade de rotação, para que assim possa gerar energia elétrica através da indução magnética. É basicamente o processo inverso do funcionamento de um motor elétrico, onde neste caso a energia elétrica é convertida em movimento.

O problema é que em muitos casos estas turbinas trabalham incansavelmente por longos anos. No caso da Usina Hidroelétrica Carhuaquero, localizada no Peru e administrada pela Duke Energy Perú, há mais de 40 anos desde que foi fundada, não haviam desenhos das pás das turbinas para a reconstrução delas. A RESCANM então foi chamada para realizarmos uma engenharia reversa em uma das pás.

Recurso

Scanner 3D KSCAN, fabricado pela ScanTech e distribuído no Brasil pela RESCANM.

O trabalho foi realizado em parceria com a empresa Hacker. Nossa equipe se deslocou até a Usina para a realização do trabalho, que consistia em realizar um escaneamento 3D de uma das pás. Para a realização do trabalho, utilizamos o scanner 3D KSCAN.

O KSCAN se destaca por sua incomparável velocidade de digitalização, precisão, detalhes, área de digitalização e profundidade de campo, que otimizam muito os fluxos de trabalho de medição 3D.

Resultado

Com poucas horas de trabalho, conseguimos digitalizar completamente a peça, tarefa que levaria vários dias para ser concluída caso fosse feita nos métodos metrológicos de antigamente.

Como resultado, tanto engenheiros da Hacker quanto engenheiros da própria Usina Hidroelétrica Carhuaquero ficaram muito satisfeitos com os resultados.

Veja imagens da realização do trabalho a seguir (clique para ampliar):