Já pensou em criar um foguete com uma turbina de plástico feita em uma impressora 3D? Parece até invenção retirada de filmes de ficção científica, mas não é.
O MIT testou recentemente com êxito o que acredita ser a primeira turbina de plástico, totalmente impressa em uma impressora 3D. Sim, o plástico a principal matéria prima de seu corpo. Um material que pode ser facilmente derretido mostrou uma incrível resistência nos testes após ser submetido a uma distância consideravelmente próxima do propulsor superaquecido da turbina.
Parece uma receita para o desastre, mas aparentemente funcionou bem — gerou impulso real e após o teste inicial eles identificaram apenas um pequeno dano na saída da turbina. Apesar do segundo teste não ter sido tão bem sucedido, o ensaio serviu para descobrir que plásticos podem ser utilizados em componentes que trabalham em altas temperaturas.
O objetivo do ensaio era descobrir formas de baratear a impressão 3D de peças de engenharia que envolvam confiabilidade quando o assunto é combustão. A impressão 3D com metais ainda é cara (algumas impressoras custam centenas de milhares de dólares).
A impressora utilizada no teste pelo MIT, batizada de Mark Forged Mark Two, custa US$ 13,5 mil. Não está em sua versão definitiva ainda, mas pode dar a pequenas equipes de engenheiros a esperança que precisavam de um dia poder construir foguetes com um orçamento relativamente modesto.
Recentemente publicamos aqui em nosso site uma notícia sobre a Boeing Co. que estaria fabricando peças impressas em 3D para serem utilizadas em seus táxis espaciais Starliner. Não é difícil ver agências espaciais utilizando o método de impressão 3D com o intuito de baratear os custos de seus projetos, especialmente em foguetes que não são utilizados mais do que uma vez ou por longos períodos.
No entanto, existe um longo caminho a se percorrer até que isso aconteça. Os cientistas estão pesquisando motores maiores e mais resistentes. Eventualmente, mais do que uma simples turbina de plástico, estarão em breve fabricando foguetes com carcaça de plástico poderosas o suficiente para suas viagens.
Não se surpreenda então se você ver um dia foguetes mais leves, mais baratos usando pouquíssimo metais em sua estrutura.
[Engadget]