bicicleta impressa em 3D Arevo
Imagem: Divulgação/Arevo

A bicicleta da americana Arevo parece até uma bicicleta de luxo comum, mas foi feita através da tecrrrrrrnologia de impressão 3D e seu design através de softwares de engenharia. Ela está sendo considerada a primeira bicicleta verdadeiramente impressa em 3D.

A empresa de “fabricação aditiva” (nome cujo qual a impressão 3D a nível de engenharia tem sido chamada hoje em dia) tornou a bicicleta totalmente funcional para provar que o método de aquecimento a laser, impressão robótica em 3D e a escolha de materiais termoplásticos podem ser usados para substituir peças de metal até por empresas militares, tanto na fabricação de eletrônicos quanto na fabricação de aviões, caças, armas e muito mais. Basicamente, o que eles querem provar é que a impressão 3D não precisa ser usada apenas para a construção de brinquedos ou “estatuetas plásticas chiques”.

bicicleta feita em impressora 3D Arevo

Como era feita antes

Antes de usarem o novo método, a estrutura da bicicleta era feita de uma só peça e as outras partes da bicicleta, algumas feitas por método de injeção plástica e outras por método de fundição, eram montadas nela. Demorou cerca de duas semanas até construírem o primeiro quadro impresso em 3D – um método muito mais rápido do que o anterior método de mão-de-obra intensivo de juntar tiras de fibra de carbono.

Como é feita a bicicleta impressa em 3D

Um braço robótico e uma mesa giratória usam um laser para aquecer o material termoplástico e formar o formato exclusivo da bicicleta. Assim como geralmente fazem em aplicações de Engenharia Reversa, o design para a bicicleta e outros objetos são primeiramente criados através de um software CAD e, em seguida, com as “luzes apagadas” o robô começa a imprimir a bicicleta lentamente.

Bicicletas personalizadas para diferentes tamanhos e até réplicas quase exatas de peças de reposição para equipamentos navais são fáceis de serem feitas através deste método. No vídeo a seguir é possível ver como o método é realizado:

O que vem por aí

Enquanto apresentava a bicicleta no início de maio deste ano, o novo CEO da empresa, Jim Miller, deixou claro que a Arevo não é uma fabricante de bicicletas, mas que o objetivo era mostrar como funciona o software e a tecnologia da empresa.

A Arevo atualmente trabalha como fornecedor de quadros para outros fabricantes de bicicletas e em breve iniciará a produção de centenas de motos de alta tecnologia para fabricantes de motocicletas. Miller espera que as motos já estejam nas ruas em 2019, dependendo das empresas que eles escolherem fazer parceria.

Miller também se mostrou animado com o material – mais forte que o titânio e muito difícil de quebrar. De acordo com ele, o material é tão resistente quanto os feitos de fibra de carbono e é reciclável e não tóxico. O termoplástico usado por eles utiliza como estrutura o mesmo material do polímero PEEK, o éter-éter-cetona, usado na medicina em substituições na coluna vertebral de humanos.

[Mashable]