Como fazer Engenhar Reversa?

Você já sabe o que é engenharia reversa, mas sempre teve dúvidas sobre como fazer engenharia reversa? Tudo se inicia na aplicação. Para nós da RESCANM isto é fundamental, pois dessa maneira podemos identificar necessidades ou limitações, definindo o melhor recurso para o melhor resultado.

Com o objeto em mãos, o primeiro passo é digitalizá-lo em 3D, e para fazer isso você irá precisar de um scanner 3D profissional, como estes modelos de scanners 3D que vendemos. Atualmente, porém, existem diversos modelos de scanners 3D no mercado, com precisões e resoluções para aplicações diversas. Sendo assim, é preciso escolher o scanner 3D específico para o objeto que deseja realizar a engenharia reversa.

Como Fazer Engenharia Reversa em um Produto? 1
Empresas do mundo inteiro têm se beneficiado com os serviços de Engenharia Reversa. Foto: Divulgação/3D Systems

Como saber qual Scanner 3D devo utilizar?

É preciso ter em mente que não adianta usar um scanner 3D com precisão de um centésimo (0,01 mm) e com campo de visão (ou captura) de 70 mm x 70 mm x 70 mm (por exemplo) se sua peça é um molde de 1,5 metros x 1,5 metros. Nesse caso demoraria muito tempo para digitalizá-lo por completo e as chances de encontrar erros seriam enormes.

Neste caso, o recomendado seria utilizar um scanner 3D de luz estruturada e com um volume de captura de no mínimo 370 mm x 265 mm x 150 mm. Por isso, as informações sobre as dimensões do objeto é tão importante.

Diferenças entre resolução de scanners 3D

Como fazer Engenharia Reversa de peças grandes?

Como Fazer Engenharia Reversa em um Produto? 2

A tecnologia de escaneamento 3D existe há muito tempo e já está bem avançada. Atualmente é possível digitalizar desde um parafuso cirúrgico a uma indústria inteira. Em situações em que o objeto é muito grande, como um navio, um avião ou até mesmo uma fábrica inteira, existem scanners 3D apropriados para isso. Se não souber como fazer Engenharia Reversa em uma peça, ambiente ou estrutura muito grande, o mais indicado neste caso seria consultar nosso serviço de As Built.

No caso de uma fábrica, por exemplo, utiliza-se scanners 3D de ambientes, que podem ter um alcance com um raio de 350 metros a 360 graus em cada tomada. Em cada caso teremos resultados e considerações diferentes.

No caso de objetos muito grandes, utiliza-se a tecnologia de Fotogrametria. Uma vez com a aplicação, tipo de peça, precisão e tamanho da mesma, escolhe-se a melhor tecnologia.

Nós da RESCANM somos especialistas na prestação de serviços de Engenharia Reversa para empresas ou profissionais liberais. Para conhecer um pouco mais sobre este trabalho que oferecemos, visite nossa página de Engenharia Reversa.