+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller

Sorria arquiteto, existe uma impressora 3D especialmente criada para facilitar sua vida! A Ark da empresa Platonics – atualmente em desenvolvimento em Helsinque, na Finlândia – tem um objetivo simples: remover por meio de automação inteligente todos aqueles processos desnecessários e complicados de configuração existentes em impressoras 3D. O objetivo é reduzir o tempo que arquitetos e designers passam calibrando as impressoras ou ajustando os arquivos para exportar.

Segundo a Platonics, a impressora foi criada de uma forma que reduz o tempo de pré-processamento de horas a minutos; a própria impressora é autolimpante e auto-calibrada, com um desenho modular que “poupa o usuário da limpeza e manutenção de peças entupidas”. De acordo com a empresa, passar do arquivo CAD para os arquivos STL para impressão não requer mais do que quatro etapas com o software, que se conecta diretamente ao Archicad, Revit, Rhino, Vectorworks e Sketchup. O arquivo é enviado à impressora por meio de um aplicativo web intuitivo.

Antes de desenvolver um protótipo da impressora, a equipe da Platonics afirma ter tido mais de mil reuniões com arquitetos experientes e empresas de arquitetura. Além disso, a empresa dedicou um longo período aos testes práticos com estes profissionais. Se o dispositivo está tentando recuperar o modelo do croqui “imediato” na prática arquitetônica, ele conta com uma vantagem distinta: além de materiais convencionais de impressão, também pode trabalhar com “madeira, terracota, argila, granito, concreto, cobre e bronze.”

A Platonics Ark já está disponível para encomenda, mas por enquanto somente através da plataforma de financiamento coletivo Indiegogo. De acordo com a empresa, o envio dos produtos para os que do projeto começará a partir de abril de 2018, e a produção em grande escala deverá ser iniciada em maio de 2018.

[ArchDaily]

Compartilhe:
Tags: 
Comentários