+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller
11/09/17 às 10:07 am - Por: Simon Ferreira

Empresa Lança Impressora Capaz De Imprimir Uma Casa Em 24 horas

Uma empresa norte-americana chamada Apis Cor criou uma impressora 3D capaz de construir uma casa habitável em apenas 24 horas. A empresa fez uma demonstração da tecnologia em uma cidade russa, usando para isso um tipo de impressora 3D que ao invés de polímero, imprime concreto.

Para os trabalhadores da construção civil só resta o trabalho de pintar, dar acabamento e instalar o telhado. Segundo a empresa, uma casa construída desta maneira custaria algo em torno de US$ 10 mil (cerca de R$ 31.500, se convertermos em reais). O interessante é que a maior parte deste custo seria usado para a compra de portas e janelas, itens que não são impressos.

O método de impressão assemelha-se muito aos sistemas de deposição de polímeros usadas nas impressoras 3D de mesa. Camada a camada, a máquina distribui o concreto, desenhando as paredes da casa a partir do chão.

Segundo a Apis Cor, o material empregado na construção deve oferecer grande resistência e tem vida útil de 175 anos.

Com as paredes erguidas, a impressora sai de cena dando lugar a trabalhadores que se encarregam de fazer o acabamento, telhado e detalhes de maior precisão, inviáveis para a máquina.

Ao final temos uma casa de 37 metros quadrados com um formato arredondado, mas este não é o único formato que a impressora é capaz de criar. A Apis Cor garante que é capaz de construir casas em qualquer formato, inclusive versões quadradas e retangulares mais convencionais.

A ideia da empresa é que esta tecnologia seja uma opção de curto prazo para atender as necessidades de comunidades atingidas por catástrofes naturais. Além disso, porque não empregar a impressão 3D de casas como estratégia de combate de déficit habitacional em países pobres?

Veja a seguir um vídeo da impressora em funcionamento:

[Via Geekologie]

Compartilhe:
Comentários