LSEV da Polymaker é um carro elétrico feito em impressora 3D
Foto: Reprodução | Polymaker

Este é o LSEV, o primeiro carro elétrico feito em impressora 3D do mundo. É primeiro também a ser produzido em massa por uma impressora 3D. A montadora de carros elétricos italiana XEV uniu suas forças com com a empresa de Polymaker, especialista em impressões 3D, para lançar o pequeno LSEV em uma conferência de imprensa realizada no Museu Cultural em Xangai.

O co-fundador e CEO da Polymaker, Dr. Luo Xiaofan, disse “O LSEV é o primeiro projeto de produção em massa onde utiliza-se basicamente a impressão-3D. Na verdade, existem muitas outras empresas que usam a impressão 3D para produzir carros, mas nada se compara ao LSEV em termos de tamanho, escala e a intensidade.”

Recentemente reportamos aqui em nosso site que a Ford teria começado a produzir algumas peças de seus veículos utilizando impressoras 3D. Mas diferentemente da XEV e Polymaker, eles estão fabricando apenas algumas peças.

Estima-se que o veículo seja vendido lá fora por cerca de US$ 7.500. Ele pesa apenas 450 kg e é um carro elétrico feito em impressora 3D que pode ser impresso em apenas três dias. Porém, não é um veículo com um bom desempenho, atinge uma velocidade máxima de cerca 70km/h e sua autonomia é de cerca de 150 km com uma única carga. Portanto, não é recomendável/viável para viagens longas, mas é perfeito para locomoção em trajetos curtos pela cidade.

O tamanho e design do carro é similar ao Smart Fortwo da Mercedes Benz
O tamanho e design do carro é similar ao Smart Fortwo da Mercedes Benz. Foto: Reprodução | Polymaker
Conheça o Primeiro Carro Elétrico Do Mundo Fabricado Em Massa Por Uma Impressora 3D 1
Foto: Reprodução | Polymaker
Conheça o Primeiro Carro Elétrico Do Mundo Fabricado Em Massa Por Uma Impressora 3D 2
Foto: Reprodução | Polymaker
Conheça o Primeiro Carro Elétrico Do Mundo Fabricado Em Massa Por Uma Impressora 3D 3
Foto: Reprodução | Polymaker

Um carro elétrico feito em impressora 3D e com baixo custo

Como conseguiram manter os custos de produção tão baixos? De acordo com a Polymaker, o segredo está na impressão 3D. Eles diminuíram o número de peças e de componentes de plástico de 2.000 para 57, o que também faz com que o LSEV seja muito mais leve do que um outro veículo do mesmo porte. Todas as partes visíveis do EV foram impressos, exceto chassis, assentos e vidro. Acha que não foi uma boa ideia produzi-lo? A XEV já recebeu mais de 7 mil pedidos para o carro.

“Esta parceria estratégica entre XEV e Polymaker leva o nosso mundo a uma mudança revolucionária na indústria automotiva”, disse a Polymaker em nota. “É possível que alterações semelhantes, relacionadas com a tecnologia de impressão 3D, aconteçam em todos os aspectos da fabricação muito em breve.”

[CNBC]