A dúvida “o que é scanner 3D” é mais comum do que se imagina. Afinal, a maioria das pessoas já conhecem scanners, mas os scanners que as pessoas conhecem é aquele que digitaliza documentos. Sendo assim, afinal de contas, o que é scanner 3d?
Conteúdo:
ToggleO que é Scanner 3D?
Assim como os scanners que a maioria das pessoas conhecem, scanners 3D também digitalizam coisas. Mas o próprio “3D” do nome já nos transmite a ideia do que ele faz de diferente: um scanner 3D basicamente converte objetos físicos em modelos 3D digitais.
A digitalização 3D destes scanners coleta dados sobre a forma física dos objetos escaneados, e em alguns casos também sua aparência (por exemplo, cor) e converte estes dados coletados em modelos 3D digitais.
Basicamente um scanner 3D é uma tecnologia que se baseia no princípio em que se utiliza uma câmera de alta resolução como base de captura principal.
O scanner 3D pode se utilizar de duas formas para envio de dados de captura/leitura para essa câmera, que são: Luz Estruturada e Feixe de Laser. Nós da RESCANM trabalhamos com as duas tecnologias. Para conhecer os modelos com os quais trabalhamos, acesse nossa página de Scanners 3D portáteis.
O objetivo do scanner 3D é levar as dimensões de uma peça física para um software de modelo conceitual CAD/CAE a fim de futuras atividades, que vão desde uma análise dimensional à engenharia reversa, bem como cálculos estruturais com o objetivo de avaliar a resistência, função e tempo de vida de uma peça ou produto.
Como funciona um Scanner 3D na prática?
Para responder a esta pergunta, vamos primeiramente falar sobre as duas principais tecnologias presentes nos scanners 3D do mercado, que são:
Scanner 3D de Luz Estruturada:
A eletrônica dessa tecnologia se baseia em dividir a luz gerada por um projetor específico, em feixes com larguras definidas e que se movimentam na superfície à ser escaneada de forma constante e por um período de tempo que vai de 2 a 5 segundos.
Durante esse período, a câmera de alta resolução calcula através de algoritmos dentro do software de operação do equipamento as distâncias e profundidades, bem como os elementos e suas medidas com precisões altíssimas que vão de 0,01 mm até 0,06 mm, dependendo da escolha do campo de medição.
Scanner 3D de Feixe de Laser:
Trata-se da tecnologia em que o scanner projeta constantemente 1 feixe ou vários feixes de laser (azul ou vermelho) de um comprimento determinado. O operador movimenta o scanner manualmente sobre a superfície a ser escaneada enquanto sua câmera captura os dados. O software de operação traduz a distância de leitura através de algoritmos matemáticos e a converte em pontos com dimensões em 3D, formando uma nuvem de pontos com a silhueta exata da peça, bem como elementos como furos e outros detalhes, tudo com alta precisão.
Ambas as tecnologias permitem uma captura com alta densidade, garantindo ótima resolução que define perfeitamente uma cópia do objeto físico, da forma mais fiel possível.
Como saber qual scanner 3D é mais indicado para minha necessidade?
Agora que você já sabe o que é scanner 3D, se você estiver precisando de um para digitalizar um objeto, chegou a hora de descobrir qual scanner 3D é mais indicado para seu projeto. Preparamos um artigo especialmente para responder esta dúvida. Confira no post “Como escolher um scanner 3D”. Preparamos também um post para que você consiga descobrir antes mesmo de fazer uma cotação, quanto mais ou menos deverá ser seu budget caso queira investir num scanner 3D. Confira no artigo “Quanto Custa um Scanner 3D” (será publicado em breve).
Agora que você já sabe o que é scanner 3D, caso precise de uma orientação de um especialista, fale conosco! Somos representantes oficiais no Brasil do maior fabricante de scanners 3D do mundo, a ScanTech. Basta deixar uma mensagem através de nossa página de contato. Nossa equipe se coloca à sua disposição para auxiliá-lo em seu projeto respondendo todas as dúvidas que possam surgir.