+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller
30/11/18 às 09:27 am - Por: Simon Ferreira

Conheça o Primeiro Pneu de Bicicleta Do Mundo Sem Ar Impresso Em 3D

Por mais criativa que tenha sido a invenção do primeiros pneus de ar, centenas de engenheiros já consideraram a possibilidade de os criar sem ar, mas sempre esbarraram na questão do custo e de seu desempenho em relação aos pneus com ar. Porém, com a expansão das possibilidades que a Impressão 3D proporcionou, estas barreiras começam a ser cada vez mais superadas.

O designer de produtos da BigRep, Marco Mattia Cristofori, usou as propriedades flexíveis do novo filamento Pro FLEX criado pela empresa para dar vida ao protótipo do primeiro pneu flexível sem ar para bicicletas do mundo.

“Conseguimos superar o conceito de que o ar é uma ‘necessidade’ do pneu, criando um padrão de design que se parece com um projeto de um favo de mel de três camadas. Baseado no mesmo princípio, o design pode ser alterado através de softwares CAD de engenharia para atender aos requisitos de tipos específicos de bicicleta, como mountain bike e para uso urbano, ou para diferentes condições de tempo e velocidade. Aperfeiçoar o design é a parte mais complicada”, diz Cristofori. Mesmo pequenas alterações na porcentagem ou no padrão de preenchimento podem levar a resultados diferentes em termos de peso e desempenho.

Impresso na impressora 3D de grande escala BigRep ONE fabricada pela própria empresa, o protótipo de pneu utiliza todo o potencial do mais recente filamento da empresa: o Pro FLEX, baseado em TPU. O que separa o Pro FLEX de outros filamentos de impressão 3D são suas propriedades flexíveis exclusivas, juntamente com sua resistência a altas temperaturas e durabilidade. A rigidez e o padrão interno, conhecido como “enchimento”, podem ser controlados e personalizados para se adequar a diferentes condições climáticas ou terrenos. O atual protótipo de pneu usa um padrão de colmeia de três camadas adaptado para uso urbano.

VEJA TAMBÉM:  Como o Escaneamento 3D e Impressão 3D Inovou a Maior Fabricante de Manequins do Mundo

Veja o pneu em movimento assistindo ao vídeo a seguir:

A principal vantagem dos pneus sem ar em relação as pneus comuns é que eles simplesmente nunca ficam vazios e, portanto, nunca precisam ser calibrados, garantindo por sua vez sua eficiência. Além disso, considerando o fato de que pneus murchos influenciam no consumo de veículos, concluí-se que este é um problema que não existiria se veículos utilizassem esta mesma tecnologia.

Outrora um luxo, agora os pneus sem ar estão prestes a se tornar um padrão no mundo dos transportes. Esta não é a primeira incursão da BigRep no mundo da mobilidade – a empresa já trabalhou em uma ampla gama de projetos automotivos, aeroespaciais e de transporte para clientes como Aerobus, BMW, Deutsche Bahn, Etihad e Nissan.

“Com mais projetos em andamento, estamos mergulhando em protótipos para as indústrias de mobilidade, automotiva, aeroespacial e outras, portanto, fiquem atentos a mais novidades em breve”, disse Cristofori.

Compartilhe:
Tags: 
Comentários