+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller
05/04/19 às 11:00 pm - Por: Simon Ferreira

Designer Inventa Impressora 3D Que Utiliza Pasta de Papel Para Imprimir

A impressão 3D tem ganhado cada vez mais presença em empresas do mundo inteiro. A utilização delas, juntamente com um trabalho de Engenharia Reversa, por exemplo, oferecem incríveis possibilidades tanto na reconstrução de peças fora de linha quanto na remodelagem de peças que não possuem desenho técnico.

Porém, o grande problema da impressão 3D é a enorme quantidade de resíduos que as impressoras geram em cada impressão. Muitas vezes, peças são criadas e utilizadas, mas na maioria das vezes protótipos são criados e precisam ser refeitos, e o material plástico já utilizado não pode ser reaproveitado.

Usar plástico como matéria prima é mais caro do que usar papel, uma vez que normalmente temos revistas ou jornais em casa. O designer Beer Holthuis chegou a esta conclusão e resolveu criar uma solução para o problema, ele teve a ideia de usar papel reciclado como material de impressão e criou a impressora PaperPulpPrinter.

Já existem outras impressoras que imprimem com papel no mercado, só que de uma forma bem diferente da proposta do Beer. Veja a impressora em ação no vídeo a seguir:

VEJA TAMBÉM:  VÍDEO: Como a Impressão 3D Ajudou a Criar o Filme Anomalisa

Ao contrário das demais, a PaperPulpPrinter não requer papéis novos para impressão, ela utiliza uma pasta de papel feita com qualquer resto de papel. Sim, é possível alimentar a impressora com restos de revistas velhas ou jornais que temos em casa. Ela mesma produz a pasta automaticamente. Melhor ainda, se você não quiser mais a peça, ou caso erre ao tentar imprimir determinado objeto, pode reutilizá-lo como matéria prima novamente, já que o aglutinante adicionado à pasta é natural. Sim, a PaperPulpPrinter é um produto com foco na sustentabilidade.

Embora seu projeto ainda esteja em fase de testes, o designer usa a impressora basicamente para imprimir objetos decorativos e diz se impressionar em como eles são resistentes.

Imagine poder usar qualquer papel que temos de casa, sem precisar ter que ficar comprando matéria prima para imprimir suas ideias? “À medida que a PaperPulpPrinter for evoluindo, provavelmente haverão outras versões futuramente compatíveis com outras fontes de matéria prima”, conta o designer.

Fonte: TechCrunch

Compartilhe:
Comentários