Parece ficção, mas não é. Uma motocicleta impressa em 3D, esta é a NERA, sigla para “New+ERA”. Praticamente todas as suas peças foram impressas em uma impressora 3D, exceto as partes elétricas do seu motor.
A NERA é o resultado da aplicação de um novo conceito da engenharia: o desenvolvimento de veículos com baixo custo de produção e alta tecnologia embarcada, frutos dos benefícios da aplicação da tecnologia de digitalização 3D e impressão 3D.
Uma motocicleta impressa em 3D funcional
Apesar de parecer apenas um modelo experimental, a NERA é uma motocicleta impressa em 3D totalmente funcional. Fabricada pela alemã BigRep, mesma fabricante do pneu flexível sem ar para bicicletas que publicamos aqui, o protótipo é mais uma demonstração das habilidades notáveis da empresa em fabricar materiais com suas impressoras 3D.
Mesmo que a motocicleta ainda não esteja à venda – pelo menos não por enquanto, estamos falando de um impressionante trabalho de engenharia da NOWlab, uma ramificação da própria BigRep.
A NERA foi impressa em 15 peças e funciona com um motor elétrico embutido no aro traseiro. A bateria está alojada dentro do seu corpo.
Tudo, exceto os componentes elétricos da moto, foram impressos em 3D, incluindo os pneus, os aros, a estrutura, o seu assento e o garfo (que na verdade se trata da peça que conecta a roda dianteira e o eixo ao chassi).
Além do exclusivo processo de fabricação, a moto impressa em 3D possui pneus sem ar, com o mesmo princípio do seu primeiro invento. O aro de sua roda é construído com formas romboides, que permitem absorver o impacto, e para-choques flexíveis que utilizam o mesmo princípio.
Sabemos que existem outras motocicletas elétricas disponíveis no mercado prontas para sairmos andando, mas dificilmente você encontrará uma motocicleta impressa em 3D, com tantas peças desenvolvidas com esta tecnologia.
Curtiu a NERA? Imprima seu capacete se estiver disposto a dar uma volta nela!