+55 19 3383-0098
3D Systems - Authorized Reseller

Com a crescente aplicação da modelagem 3D, uma mudança radical na forma de fabricação de componentes é percebida ao longo das últimas duas décadas. O uso da Engenharia Reversa parece se espalhar significativamente. Os benefícios da engenharia reversa abriram portas para explorar dados de projeto incompletos para componentes que não possuem informações legítimas.

Os fabricantes consideram a engenharia reversa como um meio importante também para garantir sua concorrência no mercado, outros podem usá-la como uma ferramenta para entender falhas no projeto e voltar a trabalhar no mesmo. Os propósitos podem ser diferentes entre os fabricantes, mas é evidente que o aumento na aplicação da engenharia reversa ganhou um impulso considerável, e a integração de ferramentas de CAD no processo ampliou ainda mais o seu domínio. Separamos algumas razões que provam que a aplicação da engenharia reversa é cada vez mais essencial na inovação de produtos. Veja a seguir:

1. A engenharia reversa preenche as lacunas de informações nos projetos

Mais comumente, a engenharia reversa é aplicada para descobrir dados de um projeto que podem não ter sido documentados; Ou ainda melhor, desenvolver informações de projeto completas sobre componentes obsoletos. É de extrema importância ter uma documentação de dados de design precisa para garantir a eficiência na produção/fabricação de produtos.

2. Ajuda a descobrir as razões da falha do produto

O uso da engenharia reversa também é aplicado em situações em que o fabricante deseja conhecer melhor seu produto. Com ela é possível realizar uma análise profunda na investigação de falhas de produtos e estender o período do ciclo de vida funcional do produto. Por exemplo, se um componente como o virabrequim do motor estiver mostrando sinais de quebra prematura, o mesmo pode ser investigado aplicando a metodologia de engenharia reversa e as regiões ou fissuras críticas e de estresse podem ser identificadas e corrigidas.

3. Pode melhorar processos de fabricação

O conceito de engenharia reversa não se limita simplesmente à análise de projetos de produtos. É também utilizado para facilitar a fabricação de um produto sem comprometer o seu desempenho e qualidade. Identificar a maneira mais eficiente de fabricar componentes é essencial para a fabricação em massa, e comprovadamente benéfico para a organização em termos de economia de custos e controle de qualidade.

4. Estimula a concorrência saudável no mercado

Embora saibamos que os fabricantes tiram proveito da engenharia reversa para estudar os produtos fabricados por seus concorrentes, isto é vantajoso para os próprios engenheiros envolvidos no projeto. Devido ao desejo de continuar dominando o mercado, e para ficarem iguais ou melhores do que os concorrentes, as equipes de projeto são forçados a usar a criatividade para trazer inovações em seus produtos.

5. Estimula a inovação dos produtos

Uma das influências proeminentes da engenharia reversa no desenvolvimento de produtos é que ele incentiva a inovação. Os engenheiros não precisam “reinventar a roda,” eles podem apenas iterar, melhorar e inovar um projeto existente e, portanto, quem ganha também são os clientes. Além disso, como já foi dito, a abordagem inversa é extremamente útil na implementação de ideias e na promoção da inovação nas empresas.

Compartilhe:
Comentários